Primeira Comunhão 2019

20/06/2019 - 10:00

A celebração da primeira comunhão das crianças que realizaram o 3.º ano de catequese, teve lugar na igreja da Senhora do Porto, na quinta feira, 20 de junho, na Solenidade do Corpo de Deus, após as celebrações penitenciais de preparação.
Celebrou-se também o batismo de duas crianças. Reconhecemos o trabalho dos catequistas, felicitamos os pais e desejamos que continuam no próximo ano a frequentar a catequese.

D. Manuel Linda presidiu à Celebração de Todos os Santos

01/11/2018 - 11:15

A celebração do Dia de Todos os Santos, quinta feira, 1 de novembro, teve a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda. A missa foi transmitida pela Rádio Renascença. Os membros da catequese apresentaram uma referência a alguns do santos mais conhecidos da nossa tradição, significando que o dia não é das bruxas, mas dos santos.
Manifestamos o apreço pela presença de todos. O Bispo mostrou-se agradado com a participação dos membros da catequese e quis fazer uma fotografia com eles.

De mãos dadas com o Papa Francisco: GASP em Roma e Florença

30/07/2018 - 06:00

30 Julho, 2018_5 Agosto, 2018

"De mãos dadas com o Papa Francisco: GASP em Roma e Florença

Nos passados dias 30 de julho a 5 de agosto, o Grupo de Acólitos da Senhora do Porto, juntou-se a cerca de 80 milhares acólitos de todo o mundo, em mais uma PIAR (Peregrinação Internacional dos Acólitos a Roma), organizada pela CIM (Coetus Internationalis Ministratium).
Mais uma vez, o GASP abriu esta peregrinação às comunidades da Senhora do Porto e de São Paulo do Viso. Este ano, porém, juntaram-se ao GASP o grupo de acólitos do Sagrado Coração de Jesus, da Diocese do Funchal. Com a promessa feita havia 3 anos, teve esta peregrinação um destino extra: a cidade de Florença.
Após uma viagem calma, apesar dos atrasos, chegámos a Roma, no final do dia 30, cansados, mas ansiosos por ver e ouvir o Papa Francisco no dia seguinte. E assim foi. Após uma eucaristia na igreja de Santo António dos Portugueses presidida pelo Diretor do Serviço Nacional de Acólitos, Padre Luís Leal, e a visita a algumas das igrejas das redondezas, dirigiram-se à praça de São Pedro onde, após algumas entrevistas dadas a jornais italianos e brasileiros, se pôde ouvir, ainda que mal, a mensagem do Papa e vê-lo a passar a meros palmos de distância. No segundo dia, 1 de agosto, participaram numa audiência com mais uns seis milhares de fiéis, na aula Paulo VI, onde foi passada uma mensagem acerca da idolatria e dos riscos da mesma, em várias línguas, incluindo o português. A tarde desse dia, assim como o dia seguinte foi dedicado a mais visitas. Durante estes 3 dias, entre várias igrejas, visitou-se o Panteão, a Basílica de São Pedro, o Castelo de Sant'Angelo e o Coliseu. No dia 3 de agosto partiram para Florença onde visitaram durante esse dia e o seguinte, a Basílica de Santa Cruz, a Praça Michelangelo, o Jardim das Rosas, a Catedral de Santa Maria das Flores, o Palácio Vecchio e a Ponte Vecchio. No dia 5, foi o dia do retorno. Apanhado o avião em Bolonha e com a terra italiana visível através das janelas, lá em baixo, resta apenas a vontade de voltar na próxima PIAR."
Texto do GASP