Ministérios

Acólitos

São jovens especialmente preparados para desempenharem a importante função de auxiliar o(s) Sacerdote(s) durante as celebrações.
Os Acólitos da Paróquia estão organizados no Grupo de Acólitos da Senhora do Porto (GASP - www.gasp.pt)

https://www.facebook.com/acolitossenhoradoporto?fref=ts
(cursor em cima do link, botão direito do rato e clicar em 'Open Link in New Tab')

Grupos Corais

A Igreja ensina que a música e a liturgia fazem uma combinação perfeita. Nesse sentido, procura-se que as celebrações sejam acompanhadas por cânticos apropriados a cada tempo litúrgico. Para além dos coros de adultos, nas duas igrejas, um coro infanto-juvenil tem vindo a “animar” a celebração das dez horas, na Igreja de S. Paulo do Viso. A principal função destes grupos é levar a comunidade a rezar através dos cânticos. Como escreveu S. Agostinho, “Cantar é rezar duas vezes.”

Leitores

Como ministros da Palavra, os leitores proclamam as escrituras, excepto o Evangelho. Fazem também a leitura da Oração dos Fiéis.

Ministros Extraordinários da Comunhão

São membros da Paróquia que colaboram na distribuição da Sagrada Comunhão durante as celebrações e que também levam a Sagrada Comunhão aos paroquianos que, impossibilitados de se dirigirem à Igreja, pretendem e se encontram em condições de receber a Sagrada Comunhão, em suas casas.

Zeladores

São paroquianos que têm a seu cargo a limpeza e ornamentação das Igrejas. É um trabalho que passa despercebido, mas de uma importância fundamental para a dignificação das celebrações.