A Paróquia

Pároco

Padre Manuel Correia Fernandes

Para além de Pároco da Senhora do Porto, nomeado em 21 de Novembro de 2005, desempenha ainda as funções de Assistente Diocesano e Nacional do Movimento de Educadores Católicos, Director do jornal Voz Portucalense e Membro do Conselho Presbiteral.

MENSAGEM DO PÁROCO
"Bem-vindo à página da Paróquia da Senhora do Porto. Com alegria e esperança deixo esta mensagem de boas-vindas e de acolhimento fraterno, esperando que este seja um espaço de encontro de cada paroquiano com a dinâmica da paróquia e suas estruturas pastorais, actividades e projectos mais importantes.
Recordo que a acção pastoral se desenrola em três dimensões complementares

a) dimensão da evangelização
b) dimensão da liturgia e do louvor de Deus
c) dimensão sócio-caritativa

Todas são de origem apostólica. Logo no início da Igreja os apóstolos com o crescimento das comunidades em número de fiéis, não podendo acorrer a todas as necessidades dos crentes instituíram diáconos, homens respeitados das comunidades, para se dedicarem às actividades sócio-caritativas, reservando para si as dimensões da evangelização e da oração comunitária, como se pode ler em Actos 6,4: “Nós seremos assíduos à oração e ao ministério da Palavra”.
Apelo a que todos os paroquianos centrem a sua vida pessoal, laboral e social na esteira da Palavra de Jesus Cristo, orientados pelo serviço do bem comum e do espírito fraterno. Desejo que a nossa oração comunitária continue a ser ponto de encontro e ponto de partida. Apelo também à participação nas actividades promovidas pela paróquia. Desejo que este espaço ajude cada paroquiano a orientar a sua vida na esteira do evangelho."

MCF

Breve história

A Paróquia da Senhora do Porto foi fundada em 12 de Junho de 1964, dia em que o Administrador Apostólico da Diocese, D. Florentino de Andrade e Silva, nomeou o Padre António Inácio Gomes responsável pastoral por um território que, anos mais tarde, veio a ser confirmado como o da actual Paróquia. Com efeito, em 13 de Março de 1967, o mesmo Administrador Apostólico erigiu canonicamente a nova Paróquia da Senhora do Porto.
Durante mais de 40 anos, o Padre António Inácio Gomes dedicou a sua vida à Pastoral Paroquial, fazendo-o com grande entusiasmo, mas muita serenidade. Conseguiu mobilizar os paroquianos para a árdua tarefa de fazer construir dois templos: a Igreja Paroquial e a Igreja de S. Paulo do Viso.
Em 28 de Outubro de 2005,a Paróquia foi confrontada com o falecimento do P. António Inácio Gomes, seu primeiro e único Pároco até àquela data. Em resultado desta ocorrência, a comunidade reorganizou-se e com a colaboração do Vigário de então, Padre Lino Maia, procurou viver com a normalidade possível até à nomeação do novo Pároco, P. Manuel Correia Fernandes, em 21 de Novembro do mesmo ano. Em 8 de Dezembro, celebrou Missa, pela primeira vez, na qualidade de novo Pároco da Paróquia da Senhora do Porto

Igreja da Senhora do Porto

Situada no Largo Padre Inácio Gomes (gaveto das Ruas de Santa Luzia e da Senhora do Porto), freguesia de Ramalde, é um templo com linhas modernas, concluído nos anos 70, com projecto dos Arquitectos Mário Morais Soares e Vasco Morais Soares, sendo Pároco o Pe António Inácio Gomes.
No seu interior destacam-se, pela sua qualidade intrínseca e pelo prestígio dos seus criadores, o Sacrário e o Cristo Crucificado (Mestre Júlio Resende e Escultor Zulmiro de Carvalho).
Em 18 de Junho de 1989, D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-Bispo do Porto, presidiu à sagração do altar e à dedicação desta Igreja Paroquial.

Igreja de S. Paulo do Viso

Localizada no Bairro do Viso (no gaveto das Ruas D. João de Azevedo, Padre Francisco Rangel e Praceta Elaine Sanceau), freguesia de Ramalde, é um templo com uma concepção inovadora do espaço interior, em que os fiéis ocupam o espaço transversal do templo em vez do tradicional espaço longitudinal.
Construída na década de 80 com projecto de Vasco Morais Soares, foi também dotada de duas belíssimas obras de arte: o Sacrário, em bronze, da autoria do Mestre Júlio Resende e do Escultor Zulmiro de Carvalho, e um Cristo Crucificado, em cedro brasileiro, da Escultora Hanny Polling. Em 2009, por ocasião do Ano Paulino, foi enriquecida com a imagem de S. Paulo, da autoria de Ana Carvalho e, no mesmo ano, com uma imagem original da Senhora do Rosário, da mesma escultora.
D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, presidiu à sagração do altar e à dedicação da Igreja de S. Paulo do Viso, em 21 de Março de 2004.

Conselho Paroquial de Pastoral

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) é um órgão de carácter consultivo onde estão representados membros nomeados pelo Pároco e membros eleitos pelos diferentes sectores e movimentos da Paróquia. Em comunhão com o Pároco, são definidas as diferentes estratégias a desenvolver em cada ano pastoral. O atual Conselho foi homologado pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, em 4 de fevereiro de 2019 para o triénio 2019-2021. O CPP reúne ordinariamente 3 vezes por ano.
Constituição do Conselho Paroquial de Pastoral (2019-2021):

Membros natos:
Pe. Manuel Correia Fernandes - Pároco
Serafim Fernando Branco - Conselho Económico

Membros eleitos:
Alfredo Almeida - Grupo dos Ministros Extraordinários da Comunhão
Ana Cristina Pereira - Grupo de Jovens “Movimento Esperança Senhora do Por to”
Inácio Vilaça da Silva - Grupo de Catequistas da Senhora do Porto
Arlete Santos Pinto - Grupo de Leitores da Senhora do Porto
Beatriz Agante - Grupo Coral da Senhora do Porto
Mafalda Ribeiro - Grupo Coral "Os Paulifónicos" de S. Paulo do Viso
Maria da Conceição Moreira - Grupo da Legião de Maria
Ivo Pinto - Grupo de Acólitos da Senhora do Porto e S. Paulo do Viso
José Emídio Ferreira - Grupo de Zeladores
Luís Maciel Ribeiro - Grupo de Leitores de S. Paulo do Viso
Inês Blanco - Grupo da Conferência Vicentina da Senhora do Porto
Maria Eduarda Oliveira - Grupo de Ação Social de S. Paulo do Viso
Maria de Lurdes Ribeiro - Grupo de Catequistas de S. Paulo do Viso
Rui Ferraz - Grupo Totus Tuus
Ariana Pintor - Grupo de Teatro

Membros nomeados:
António Granja
Manuel Jacinto Jardim
Raquel Viela
Sónia Costa

Em representação do Plenário funciona uma Comissão Permanente (5 membros: Alfredo Almeida, António Granja, Arlete Santos Pinto, Ivo Pinto e Luís Maciel Ribeiro) que, essencialmente, facilita ao Pároco uma consulta e apoio imediatos.

Conselho para os Assuntos Económicos (“Fábrica”)

O Conselho para os Assuntos Económicos é um órgão que ajuda o Pároco na correcta administração dos bens materiais pertencentes à comunidade paroquial, em ordem à realização da sua missão.
É constituído por 5 elementos escolhidos pelo Pároco e confirmados pelo Bispo da Diocese.
O actual Conselho, nomeado em 11 de janeiro de 2019, tomou posse em 22 do mesmo mês e tem mandato episcopal até 31 de Dezembro de 2023.
É constituído pelos seguintes membros:

Pe. Manuel Correia Fernandes (Pároco e Presidente)
Alfredo Manuel Sousa Almeida (Secretário)
José Emílio Pinho Ferreira (Tesoureiro)
Arlete Maria Pereira Moreira dos Santos Pinto (Vogal)
Luís Maciel Moreira Ribeiro (Vogal)
Serafim Fernando Branco (Vogal)